Revisão e manutenção: Cuidados com o sistema de suspensão
Um veículo é formado por inúmeras peças que formam sistemas diferentes, todos interligados para o bom funcionamento. Mas, para isso também é necessário realizar revisão e manutenção, sempre que for preciso, em todos os sistemas, incluindo o de suspensão.
O sistema de suspensão é um dos mais importantes para garantir conforto, estabilidade e segurança ao dirigir. Além disso, ele é responsável por absorver os impactos do solo, manter a aderência na estrada com os pneus e garantir o controle do veículo em curvas e frenagens.
Por isso, ao realizar a revisão e manutenção adequada desse sistema você evita acidentes, desgastes prematuros e gastos desnecessários.
Continue a leitura e saiba da importância da revisão e manutenção do sistema de suspensão.
Como funciona o sistema de suspensão?
O sistema de suspensão é composto por diversos itens que trabalham em conjunto, como amortecedores, molas, bieletas, bandejas, pivôs, buchas, batentes e barra estabilizadora. Cada peça tem sua função específica, mas todos dependem da integridade dos demais para funcionar corretamente.
Como exemplo, podemos citar a conexão dos amortecedores que reduzem a oscilação da carroceria com as molas, sustentam o peso do veículo e absorvem as irregularidades do solo, em conjunto com as buchas e pivôs que ajudam a manter as peças fixadas e garantem o alinhamento correto das rodas.
Como saber que o sistema de suspensão precisa de revisão e manutenção?
É importante seguir as datas das revisões programadas indicadas pela montadora, seguir as instruções do manual do proprietário e, antes de viajar ou realizar longos trajetos, segundo o site Despachante DOK. Motoristas que enfrentam ruas esburacadas, estradas de terra ou trafegam com frequência em alta velocidade devem revisar o sistema com mais frequência.
Contudo, caso você sinta que algo está diferente, não espere até a próxima revisão, leve a uma oficina de confiança para uma revisão ou manutenção. Caso o problema seja no sistema de suspensão, alguns sinais podem indicar desgaste ou falhas:
- Ruídos metálicos ou estalos ao passar por buracos, ou lombadas (quebra-molas);
- Desgaste irregular nos pneus (mesmo com alinhamento em dia);
- Veículo puxando para um dos lados;
- Oscilação excessiva do carro.
Esses sinais não devem ser ignorados, afinal, o problema pode ser agravado, comprometer a dirigibilidade, além de aumentar consideravelmente o risco de acidentes graves. Contudo, eles podem significar problemas em diversas peças, ou seja, não é recomendado realizar a troca de peças por conta própria baseado em mitos.
Sempre leve o veículo ao mecânico e reporte todas as diferenças que sentiu ao dirigir.
Como cuidar do sistema de suspensão?
Prevenir é sempre melhor que remediar e isso se aplica com os carros também!
No artigo “Cuidado no trânsito: Práticas na direção que prejudicam o sistema de suspensão”, listamos algumas práticas que podem preservar as peças e o carro, entre os principais estão:
- Evite buracos e obstáculos sempre que possível;
- Reduza a velocidade em lombadas e valetas;
- Faça o alinhamento e balanceamento regularmente;
- Não sobrecarregue o veículo com excesso de peso;
- Use peças de reposição originais e de qualidade reconhecida como Mobensani.
Fazer a revisão e manutenção do sistema de suspensão do seu veículo é cuidar do trânsito, do conforto, estabilidade, segurança e desempenho do seu carro. A manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar acidentes por falhas mecânicas.
Faça manutenções regulares com um profissional de confiança e lembre-se de sempre exigir as melhores peças para a substituição do amortecedor e outras peças do sistema de suspensão. Exija soluções Mobensani e tenha uma direção tranquila!