Coifa da junta homocinética: O que é e qual sua função?

No sistema de transmissão temos algumas peças importantes que ligam partes diferentes e transmitem a força do motor para rodas, fazendo com que elas rodem corretamente, como a junta homocinética. E para proteger a junta, existe a coifa da junta homocinética.

 

Essa peça feita de borracha é um componente que protege e evita que a junta seja danificada e o movimento do veículo fique comprometido.

 

O que é a coifa da junta homocinética?

 

A coifa da junta homocinética é uma peça que envolve a junta homocinética em sistemas de transmissão. Ela é projetada para proteger a junta homocinética contra agentes externos, como poeira, detritos e água.

 

A junta homocinética é responsável por transferir a potência da transmissão para as rodas do veículo, movimentando o veículo de modo coordenado. Ela é uma articulação que permite mobilidade multidirecional.

 

Composta por esferas ou cilindros, faz com que a roda gire enquanto o eixo se move em diferentes ângulos. Nesses encontros entre as peças, são encaixadas as botas ou coifas da junta homocinética.

 

As coifas protegem essa articulação, impedindo a entrada de impurezas e a saída do lubrificante da junta.

 

Qual a importância da coifa da junta homocinética?

 

Todo veículo é como um corpo humano trabalhando em sintonia e, quando algo não vai bem, por mais que seja pequeno, são emitidos sinais para reverter essa situação. O mesmo acontece quando a coifa da junta homocinética está em mau estado.

 

Por ser de borracha, essa peça pode sofrer com ressecamento, dilatação e contração e uma rachadura, mesmo que pequena na coifa da junta homocinética pode fazer o lubrificante da junta escapar e permitir a entrada de sujeira, levando a desgaste prematuro e quebra da junta homocinética.

Problemas na coifa da junta homocinética

 

Segundo o site Automotive Service,  é possível perceber alguns sinais que a coifa da junta homocinética está desgastada ou com problemas. Quando isso acontece é importante trocar a coifa para evitar problemas econômicos e mecânicos.

 

Com o passar do tempo, o atrito gerado entre as peças causa desgastes e então, rachaduras e corrosão, que permitem a entrada de umidade, poeira, pedras e outras partículas de sujeira. Por isso, é importante que durante a manutenção, as peças de borracha sejam inspecionadas, principalmente se há sinais como:

 

1- Vibração: As vibrações são sinais de muitos problemas em peças de veículos e, na coifa de junta homocinética, pode indicar detritos que entraram em rachaduras.

2- Vazamento: A graxa pode vazar da coifa da junta homocinética que pode quebrar ou rachar após um período longo de uso ou exposição ao ambiente. A graxa pode vazar formando poças ou até mesmo para o interior da roda ou chassi.

3- Barulho: Uma coifa rasgada pode também causar barulho durante as curvas. É um estalo característico que pode soar como um click.

 

É importante substituir a coifa da junta homocinética antes que se rompa por completo e percam a vedação que protege a junta homocinética, o que pode causar um reparo caro.

Além de um mecânico de confiança, utilize peças de qualidade. A Mobensani possui em seu catálogo o conjunto de Coifas de juntas homocinéticas com todas as peças necessárias para a troca.

Conheça todas as opções de Mob Kits e peças disponíveis em:http://mobensani.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Catalogo_Mobensani_2022_Web.pdf