Buchas automotivas: O que são e para que servem?

Os veículos possuem peças que necessitam de auxiliares para se fixarem e então desempenhar bem sua função: a esses elementos damos o nome de buchas automotivas. Elas estão presentes em sistemas de suspensão e direção e são de extrema importância para os ocupantes do veículo.

Como o veículo está em constante movimento, essas peças que permitem a flexibilidade e evitam o atrito entre uma peça e outra, devem ser fabricadas em materiais resistentes para promover segurança e conforto.

Mas, quais são essas buchas? Como elas trabalham? Continue a leitura e conheça mais sobre as buchas automotivas.

Definição e função das buchas automotivas

As buchas automotivas geralmente são feitas em borracha vulcanizada e atua como amortecedor, auxiliando e preservando outras peças ao redor. Elas também controlam os movimentos das articulações (ponto de junção de peças).

Cada bucha possui formato diferente dependendo de onde ela é instalada, em comum elas têm a função de reduzir vibrações, evitar trepidação, absorver impactos e minimizar ruídos entre as peças móveis.

 

Tipos de buchas para veículos

As buchas automotivas são disponibilizadas para diversas localizações no veículo e cada uma possui um nome e formato diferenciado, por isso, antes de realizar a troca, sempre conheça bem cada uma delas.

Bucha da suspensão: Estão localizadas nas extremidades das articulações da suspensão dianteira e traseira, do lado esquerdo e direito. Ela reduz ruídos e transfere vibrações entre as peças da suspensão.

Bucha da Bandeja de Suspensão: Essas buchas são localizadas nas bandejas de suspensão, absorvendo impactos e vibrações, proporcionando um veículo mais macio e silencioso.

Buchas automotivas para barra estabilizadora: A barra estabilizadora é uma haste de metal que possui uma bucha em cada ponta que fixa a barra no chassi e garante estabilidade ao veículo.

 

Existem também buchas para eixo, bucha do motor, bucha da caixa de direção, entre outras, que são fabricadas com borracha ou borracha e uma parte em metal, sendo esse de bronze, aço ou latão. E também, em alguns modelos de carros, utilizam-se plásticos resistentes.

 

Sinais de buchas automotivas desgastadas

Buchas automotivas são elementos de desgaste, ou seja, devem receber atenção redobrada durante a manutenção, pois recebem todos os impactos e atritos que o veículo sofre. Mas, antes que elas se partam e causem mais desconforto, é possível ficar alerta aos sinais.

  • Ruídos e vibrações: Se ao dirigir, você ouvir rangidos, batidas ou sentir vibrações anormais, pode ser um sinal de buchas desgastadas.
  • Desgaste irregular dos pneus: Buchas danificadas podem afetar o alinhamento das rodas, levando a um desgaste desigual dos pneus.
  • Direção instável: Se o volante parecer instável ou se o carro puxar para um lado, verifique as buchas.
  • Manuseio difícil: Buchas desgastadas podem comprometer o manuseio do veículo, tornando-o mais difícil de controlar.
  • Barulhos ao passar por pistas irregulares ou lombadas: Ao passar por buracos ou outras irregularidades, se você ouvir ruídos metálicos, as buchas podem estar desgastadas e peças podem estar em atrito.

Para que o veículo não tenha problemas durante a direção, as manutenções e inspeções regulares são recomendadas, assim como a substituição por peças de qualidade. Dessa forma, as buchas automotivas promovem qualidade na condução, segurança e durabilidade dos veículos.

E não se esqueça de usar sempre buchas Mobensani, feitas em materiais de qualidade e aprovada por mecânicos e proprietários de todo Brasil. Confira em nosso catálogo e compre com um de nossos distribuidores.