Buchas de suspensão: Como identificar desgastes?

Se ao dirigir você não ouve nenhum barulho vindo do sistema de suspensão, provavelmente é um sinal que as buchas de suspensão estão desempenhando sua função, a de promover conforto e segurança aos ocupantes do veículo. 

Feitas geralmente de borracha, elas absorvem impactos, reduzem ruídos e garantem estabilidade ao veículo, mas com o tempo e o uso, sofrem desgaste natural e podem comprometer todo o sistema de suspensão. 

Para evitar desconfortos e até mesmo acidentes, é importante saber identificar os sinais de desgaste antecipadamente. Como fazer isso? Continue a leitura do artigo.

Sintomas de desgaste das buchas de suspensão

Em nosso artigo “Buchas automotivas: O que são e para que servem?”, descrevemos em detalhes cada aplicação das buchas veiculares, o que elas são e suas funções e, além disso, outros tipos de buchas que existem no veículo, todas elas feitas em borracha vulcanizada, um material resistente e natural, porém que sofre desgastes devido aos impactos sofridos conforme o uso. 

Então, ao dirigir, é importante ter todos os sentidos atentos para identificar os sinais que as buchas de suspensão dão: 

  • Os ruídos, rangidos, batidas secas ao passar em buracos e lombadas (quebra-molas) podem indicar fadiga ou folga nas buchas, principalmente se foram trocadas há muito tempo;
  • Se o carro está “puxando” para um lado e apresenta instabilidade, especialmente em curvas, é um sinal para verificar as peças. Isso pode dificultar a dirigibilidade;
  • Além dos rangidos, as buchas gastas também transmitem vibrações ao volante e carroceria, causando desconforto;
  • Quando as buchas não conseguem manter o alinhamento adequado da suspensão, os pneus sofrem desgaste desigual.

Se você percebeu essas mudanças e sua bucha já está no seu veículo há muitos quilômetros, é possível realizar uma inspeção visual para avaliar seu estado, garantindo sua segurança e a do veículo.

É importante que o carro esteja desligado e em uma superfície plana, então, com a ajuda de uma lanterna, verifique se há rachaduras, ressecamento, deformações ou borracha solta. Caso encontre alguma deformidade, leve o veículo ao mecânico para um teste de folga, que consiste em elevar o carro, com elevador e a aplicação de pressão na suspensão com uma alavanca ou barra.

Prevenir problemas nas buchas de suspensão

O primeiro passo é sempre manter a manutenção ou revisão preventiva, afinal, assim como amortecedores e pneus, buchas devem ser substituídas conforme o manual ou sempre que apresentarem sinais de desgaste. E muitos defeitos são encontrados durante verificações gerais. 

Além disso, para manter o equilíbrio do sistema de suspensão, é recomendado trocar as buchas de todos os lados, mesmo que apenas uma esteja danificada, garantindo que a peça nova não seja sobrecarregada. E, durante a troca, é importante que o aplicador fique atento à montagem para garantir o aproveitamento das novas peças.

No mais, boas práticas no trânsito e a escolha de buchas de suspensão Mobensani garantem qualidade, segurança e durabilidade para rodar por mais quilômetros. Entre em contato conosco e conheça mais de 2.500 soluções em metal-borracha para veículos de diversos modelos e montadoras.