Fazer curvas e suspensão automotiva: Estabilidade em movimento
Além de se ajustarem à paisagem natural do terreno, as curvas são aliadas da segurança no trânsito. Ao realizar a manobra, o motorista reduz a velocidade e fica mais atento ao seu redor, ajudando na insegurança e a manter o motorista desperto.
Mas, para que o passeio entre curvas e retas seja seguro, além do motorista reduzir a velocidade no momento certo, o veículo também deve estar equipado e revisado com peças para sistema de suspensão em bom estado.
E isso é necessário, pois a suspensão automotiva age muito mais que apenas para o conforto ao passar em buracos ou estradas em más condições, ele desempenha um papel fundamental para manter seu veículo estável e seguro ao fazer curvas.
Entenda o sistema de suspensão
O sistema de suspensão de um veículo é um conjunto complexo de componentes que trabalham juntos para garantir uma condução suave e estável, absorvendo o impacto das irregularidades da estrada, manter o contato dos pneus com a superfície e controlar a estabilidade do veículo, principalmente em curvas.
Os componentes chave incluem amortecedores, molas, bieletas, coxins, barra estabilizadora, buchas e braços de suspensão que geralmente são produzidos em metal-borracha.
E, como a borracha é um material que, naturalmente, se desgasta com o tempo, é importante ficar atento a barulhos, batidas, falta de estabilidade e conforto ao dirigir. Esses são sintomas de uma suspensão com problemas!
Como funcionam as curvas?
Ao realizar o projeto de uma estrada, os engenheiros levam em conta a viabilidade, estimativa de fluxo, recursos que estão no caminho, como fontes de água, vegetação e questões financeiras. Esses e outros fatores definem o desenho da futura estrada.
Mas, como são definidas as curvaturas da estrada? Segundo o site da PUC Goiás, ao planejar cada curva, a equipe faz uso de gabaritos que representam trechos de curvas circulares de raios diversos. Quando o raio da curva se adapta melhor aos objetivos do projeto, é definido qual será a curvatura do trajeto.
Ao fazer uma curva, duas principais forças agem para que o veículo fique na pista: A força centrífuga tende a empurrar o veículo para fora da curva, enquanto a força de atrito dos pneus com a estrada atua para mantê-lo na trajetória desejada.
Para que a força de atrito atue da forma correta, o sistema de suspensão é essencial, pois:
Os componentes da suspensão ajudam a distribuir o peso do veículo de forma equilibrada, evitando que ele se incline excessivamente para um lado. Amortecedores e molas trabalham juntos para manter o centro de gravidade estável;
Os pneus também devem estar em bom estado, com seus sulcos em determinada profundidade e não podem estar carecas. Essas duas partes dos pneus se aderem à estrada se estiverem em condições ideais. A suspensão trabalha em conjunto com os pneus para manter a aderência mesmo em estradas mais difíceis;
A barra estabilizadora conecta os lados opostos da suspensão e ajuda a manter o veículo nivelado, proporcionando uma sensação de estabilidade e controle. Uma barra estabilizadora quebrada possui um barulho característico, por isso, fique atento e troque-a imediatamente caso necessário.
Cuide do sistema de suspensão
Os veículos novos possuem revisões programadas pela montadora que devem ser seguidas à risca para que a garantia seja mantida. Mas, se o veículo é mais antigo, o indicado é realizar a manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano ou a cada 40 mil quilômetros rodados.
Entre uma revisão e outra, pequenas revisões podem ser feitas, que vão além de ficar atento aos barulhos e trepidações anormais que podem ser sentidas ao conduzir:
O primeiro passo é sempre a inspeção visual: com uma lanterna, verifique se há sinais de desgaste, danos ou vazamentos em componentes como amortecedores, molas, barra estabilizadora e buchas.
O segundo passo é dirigir o carro e sentir se o volante está puxando para um lado. Isso pode indicar falta de alinhamento das rodas, o que causa desgaste irregular nos pneus e também componentes de suspensão. Nesse mesmo teste, ouça se há barulhos, vibrações e também batidas na parte de baixo do veículo ou barulhos diferentes do normal.
Apesar de barulhos e batidas serem automaticamente ligados ao sistema de suspensão, eles também podem vir de outros locais, então, caso precise, vá até ao mecânico e descreva a situação.
Em caso de substituição de peças, exija que o profissional utilize somente peças de metal-borracha Mobensani: fabricadas com materiais de qualidade, as soluções Mobensani estão disponíveis para veículos de diversas montadoras, com a qualidade que somente a maior e melhor do Brasil pode proporcionar!
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