Como surgiu a suspensão automotiva?
O mundo automotivo, vive em constante transformação, com inovações que buscam, cada vez mais, trazer conforto e segurança aos ocupantes do veículo. Mas nem sempre foi assim, a suspensão automotiva passou por várias mudanças até termos o resultado atual.
Quando falamos em suspensão automotiva, geralmente pensamos em um sistema de suspensão composto por partes de borracha que nos traz conforto durante as viagens e elimina barulhos que possam incomodar. Contudo, esses componentes são essenciais para evitar danos aos veículos e acidentes, já que, estabilizam o automóvel em terrenos acidentados.
E essa ideia de conforto e proteção não é algo novo ou que surgiu com os carros. O sistema de suspensão é mais antigo que muitos países e civilizações, continue a leitura e descubra.
Os primórdios da suspensão automotiva
Já viu uma carroça ou carruagem? Saiba que elas há séculos já possuíam um sistema de suspensão que visava amenizar o trajeto de horas de viagem, mas antes disso, historiadores encontraram provas de que a tecnologia de suspensão existe há aproximadamente 61.000 anos, segundo o site Auto training center.
Até mesmo no Egito Antigo, onde foram desenvolvidas tecnologias como roldanas e sistemas hidráulicos, eles utilizavam a suspensão, feita basicamente de molas, em catapultas e carruagens.
Já a ideia de um veículo que não utilizava tração animal, surgiuem 1769 com a carruagem a vapor do engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot, que não se popularizou, mas deu o pontapé inicial para o ônibus a vapor em Paris, em 1800.
Somente em 1886, Karl Benz produziu o primeiro veículo com 3 rodas e motor a explosão movido a gás ou combustível de petróleo. Dentre as invenções desse período, o carro com 4 rodas e motor a combustão surgiu na Alemanha, criado pelo engenheiro Gottlieb Daimler.
Na década de 1920, a Leyland Motors utilizou barras de torção em um sistema de suspensão e em 1922, surgiu a suspensão dianteira independente e se popularizou em 1932. Atualmente, cada roda possui suspensão independente, que prolonga o uso das peças e garante maior conforto, além de economia.
As molas na suspensão automotiva
As molas foram o primeiro e mais importante componente nos primeiros sistemas de suspensão automotiva. O feixe de molas liga o eixo ao chassi e também permite o movimento que garante o conforto e estabilidade do carro.
Utilizadas para diversos fins, molas helicoidais substituíram as antigas molas DE LÂMINA que precisavam de manutenção com mais frequência. Mas apesar da patente ser de 1763, elas só foram utilizadas de maneira comercial em 1857, em poltronas e em 1906 nos carros, sendo o primeiro, do modelo Brush Two-Seat Runabout.
Ele possuia molas helicoidais dianteiras e amortecedores em um eixo flexível. Somente em 1934, com a GM as utilizando em larga escala, que as helicoidais se popularizaram na construção de veículos de diversos portes.
Contudo, as molas não são as únicas peças que compõem o sistema de suspensão automotiva e para que o passeio fosse mais confortável, foi desenvolvido o amortecedor que, juntamente com as molas helicoidais, são o início da suspensão que temos em nossos carros e, atualmente, é composta principalmente de:
- Amortecedor;
- Mola;
- Braço oscilante;
- Buchas de borracha;
- Pivô;
- Coxim;
- Barra estabilizadora;
- Pneus.
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