5 principais peças de borracha: Quais são e como prolongar a vida útil
Os veículos possuem inúmeros equipamentos que trabalham em conjunto para que você possa dirigir com segurança e todos os sistemas continuarem funcionando. E entre metais e plástico, existem também as peças de borrachas.
A peça de borracha mais visível e que todo mundo conhece são os pneus, afinal, são responsáveis pela locomoção e, além delas, os limpadores de para-brisa estão visíveis aos olhos. Contudo, por dentro da carroceria, existem algumas que precisam de atenção e de extrema importância.
Todas as peças de borracha são feitas de látex extraído de árvores chamadas seringueiras, porém, esse material bruto é extremamente maleável e sensível a mudanças de temperatura. Por isso, quando falamos em peças de borracha, elas já passaram por um processo chamado vulcanização.
Esse processo transforma a borracha líquida em sólida, alterando suas propriedades para que elas possam suportar altas temperaturas, mudanças climáticas, impactos, deixando-a mais resistente e segura para serem utilizadas, como, por exemplo, em mangueiras do motor e peças para o sistema de suspensão.
A partir da borracha vulcanizada é possível criar peças como as que apresentamos a seguir:
5 peças de borrachas utilizadas em seu veículo
Os automóveis possuem partes de borrachas por todos os lugares, desde os tapetes, as vedações em portas e janelas, para-choques e os já citados, pneus e limpadores de para-brisas.
Em nossa lista, você conhecerá mais um pouco sobre as peças de borracha que você não tem muito contato, mas, que sem elas, não seria possível colocar seu carro na estrada com segurança!
Coxins
Apesar do coxim da suspensão serem os mais lembrados, essas peças de borracha estão presentes também em motor, câmbio e no escapamento, para evitar a vibração do carro com o chassi.
Dessa forma o carro não corre o risco de trepidar e evita barulhos entre as peças da carroceria, sendo desconfortável para dirigir e também ouvir tantos barulhos.
Aliás, muitos defeitos em peças feitas com borrachas ou compostas do material podem ser identificados pelos barulhos que fazem. Por isso, se ouviu algo estranho, leve seu veículo até o mecânico!
Batentes
Os batentes são peças de borracha presentes no sistema de suspensão e, tem como função reduzir e amortecer os impactos sofridos pelos automóveis, quando passam por quebra-molas, buracos ou obstáculos.
Além disso, protege as batidas das molas, prolongando sua vida útil e é uma peça importante para a estabilidade do veículo, protegendo-o de acidentes em curvas ou em alta velocidade.
Buchas
A suspensão é composta por inúmeras peças de borracha, uma delas são as buchas que, protegem as outras peças, principalmente de metal, de atritos e também absorvendo as vibrações e eliminando ruídos.
As buchas podem ser localizadas em partes móveis, braços axiais, suspensão dianteira e traseira, bieletas (que possuem partes de borracha), quadro, entre outras.
Assista aqui ao vídeo com 5 dicas de montagem de buchas e coxins
Mangueiras do radiador
O radiador é um equipamento presente em carros, ônibus, caminhões e outros veículos e sua função é de esfriar os líquidos que passam por dentro do motor, diminuir a pressão e garantir a eficiência do veículo.
E um dos componentes do radiador é a mangueira que deve ser resistente, devido às altas temperaturas e uso constante. Elas transferem a água do radiador ao motor, evitando sérios danos, incluindo o temido motor fundido.
Coifa da homocinética
A coifa da homocinética, que se assemelha a uma sanfona, é uma das peças de borracha essenciais para a movimentação do carro e, caso não esteja inteira, pode fazer o carro parar, pois é responsável pela transmissão da força do sistema para as rodas.
Um dos primeiros sinais que a coifa está rasgada é o acúmulo de graxa nas rodas e para-lamas do carro, tem baixo custo e também é simples de ser trocada, por isso, não deixe de avisá-la ou adiar o conserto!
Como identificar problemas nas peças de borracha?
Em algum momento, todas as peças podem sofrer desgaste, parar de funcionar e quebrar e infelizmente isso também acontece com as peças de borracha. Um dos principais problemas é o ressecamento das peças e consequentemente rachaduras que, provocam barulhos e paradas do veículo.
O atrito entre as peças que não possuem proteção de borracha também causa o desgaste precoce e instabilidade do veículo, sendo de suspensão ou até mesmo sendo fator de risco para acidentes.
Manutenção e vida útil de peças de borracha
O cuidado com as peças de borracha são simples, para ter maior vida útil e alto desempenho: Não utilize solventes ou óleos com petróleo para remover sujeiras ou na manutenção do sistema de suspensão.
Existem inúmeras peças de borracha ou metal-borracha para seu carro e, assim como as outras peças, fazem parte de um sistema que trabalha junto para que seu veículo funcione por muito mais tempo.
Para isso, o uso de peças de boa qualidade é a garantia de uma vida longa, por isso, confie nas peças de Mobensani! Temos mais de 60 anos no mercado e mais de 2 mil peças no catálogo para diversos modelos e montadores.
Confira em nosso site e baixe nosso catálogo.
Comments are closed.